Recebemos para review / análise a placa de vídeo ASUS Dual GeForce RTX 4070, uma das versões mais baratas do mercado com esse GPU. A placa que traz a microarquitetura Ada Lovelace para este segmento é bastante relevante entre os gamers, pois busca um balanço entre alta performance e preços menos impeditivos.
As placas RTX 40 introduzem a nova microarquitetura da TSMC 4N em 5nm, aprimoram os núcleos RT, trazem mais cache L2 e têm como grande destaque a introdução do suporte ao DLSS 3, capaz de gerar quadros inteiros através de IA. Ela é o destaque em desempenho, pois é capaz de dar um salto de eficiência de 2x se comparada à microarquitetura da série RTX 30, podendo incrementar a performance em 4x ou mais em games com o uso intensivo de Ray Tracing devido a maior eficiência dessa placa para lidar com essa tecnologia.
Mesmo com as reduções em estruturas como os núcleos CUDA, núcleos tensores e núcleos RT, essa placa traz suporte às principais tecnologias da série RTX 40, com destaque para a compatibilidade dos gerador de quadros do DLSS 3, além de codificação e decodificação em AV1. De acordo com a Nvidia, o foco desse produto é um gameplay na resolução 1440p com taxas na casa dos 100fps ou superior, com o uso do DLSS 3 entregando essa performance em games com filtros gráficos e uso intenso de Ray Tracing.